Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Internet 4G no Brasil será testada em julho pela Oi

fonte: olhar digital


A operadora Oi deverá iniciar testes com celulares em rede LTE (Long Term Evolution) em julho deste ano.

Embora considerada como uma rede pré-4G, a LTE é nomeada como a quarta geração das telecomunicações. Quatro fabricantes, Alcatel-Lucent, Nokia, Huawei e ZTE, irão participar dos testes da Oi, fornecendo hardware.

Será o primeiro teste da Oi com esta tecnologia, que deve ter licenças para transmissão de 2,5 GHz de frequência. A pretensão da Anatel é criar o leilão para o 4G para que entrem em funcionamento a partir da Copa do Mundo de 2014.

A Oi ainda não divulgou as cidades onde os testes serão feitos, pois aguarda um estudo que irá identificar os locais onde não haverá problemas de interferência com serviços de TV paga via rádio (MMDS), que atualmente utilizam essa frequência.

O que é a 4G?


Também conhecida por ser a Super 3G, chamada de LTE (Long Term Evolution), a nova versão oferece acesso à internet com velocidades muito superiores do que a atual (até 50 vezes mais rápido).

A taxa de transmissão mínima na nova era será de 100 Megabits por segundo (Mbps), representada pela comunicação de dois celulares em dois pontos diferentes se comunicando, ou por um celular e um servidor em alta velocidade.

A tal taxa permite ao usuário baixar um filme longa metragem com resolução de DVD em cerca de cinco minutos. Trata-se da convergência pois a 4G proporciona multi-tarefas e permite ao usuário acompanhar TV digital de alta definição, baixar músicas ou fazer videoconferência, tudo ao mesmo tempo pelo celular.

A China foi pioneira nos testes da nova geração, que tiveram início em janeiro de 2007. Entretanto, ainda há padrões e certificações a serem definidos a fim de acomodar interesses de vários lados da questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário